Nosso Patrono

Ministro Gama Filho
Um homem... uma história!

Luiz Felippe Maigre de Oliveira Ferreira da Gama, filho de Luiz da Gama e Paulina de Oliveira Gama, nasceu em 14 de março de 1906, na Cidade do Rio de Janeiro. Casado com Altair Horacina Prado Ferreira da Gama, graduou-se em Ciências Políticas e Econômicas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Este foi o início da bela trajetória do nosso Ministro.

A caminhada de Luiz Gama Filho exigiu muita garra, competência e amor. Em seu extenso currículo encontramos, dentre outras funções, profissões diversas, tais como: ajudante de motorista de caminhão, secretário do engenheiro Lourival de Andrade no Departamento de Estradas e Rodagem, vendedor de querosene a litro na Companhia Caloric, gerente e proprietário de restaurante, diretor de colégio, diretor do Montepio dos Empregados Municipais (atual IPEG), vereador, deputado federal, diretor do “Correio da Noite”, Ministro do Tribunal de Contas, Presidente daquela Côrte Contábil e Chanceler das Faculdades Reunidas da Sociedade Universitária Gama Filho. “Não creiam que impunemente eu tenha vencido cada um dos estágios, pois que hoje, olhando para trás, sinto as marcas que ficaram das lutas que travei e percebo a soma de experiências que, mais do que livros, só a vida é capaz de oferecer”.
(Palavras do Ministro – in memorian).

Luiz Gama Filho trabalhava de 15 a 16 horas por dia e ainda encontrava tempo para dar continuidade aos estudos. Este homem tinha um sonho: “educar para o amanhã” e um desafio: transformar o velho Ginásio Piedade, com apenas cinco salas e 136 alunos, numa universidade. “Sonho com um mundo melhor do que esse. Gostaria de viver tempo bastante para poder testemunhar uma época em que os caminhos sejam mais fáceis e a compreensão entre os homens mais perfeita.” (Palavras do Ministro Luiz Gama Filho – in memorian).

Em 1943, o Ginásio recebe carteiras, quadros, mapas e diversos materiais. Muitas mudanças ocorrem e o espaço físico passa por uma reformulação total. O Ginásio Piedade torna-se Colégio.

Em janeiro de 1951, nasce a Faculdade de Ciências Jurídicas do Estado do Rio de Janeiro. Piedade é o primeiro subúrbio carioca a oferecer curso superior à comunidade. A iniciativa toma conta da mídia nacional. O grande sucesso prenuncia a criação de novos cursos. Em 1972, a Universidade Gama Filho amplia seu campus. A partir deste momento, o êxito e o crescimento tornam-se as principais características da Universidade.


Fontes de Consulta: Um Bairro Chamado Piedade – Memória de um Subúrbio Carioca; Editora Central da Gama Filho; 1991 e Três Perfis de um Benemérito do Estado da Guanabara.